Por Átila Santos
A algum tempo atrás falei sobre uma proposta de nova medalha a ser apresentada para a DSA, mas acabei nem comentando com vocês por aqui.
Desde sua fundação, o Clube de Desbravadores contou com várias pessoas que trabalharam àrduamente nas fileiras deste ministério dado por Deus, afim de vê-lo crescer e tornar-se forte como hoje o vemos.
Doando seu tempo e dinheiro através dos anos esses bravos pioneiros levaram este departamento para várias partes do mundo, onde hoje estamos presentes em mais de 160 países, totalizando 90 mil clubes e quase 2 milhões de participantes.]
Muitos pioneiros mesmo não recebendo apoio dos pais e membros da igreja continuaram com a idéia e sempre trabalhando fielmente para que o mesmo fosse a frente, como foi o caso do Pr. Cláudio Belz que disse:
“Na hora do culto, algumas se retiraram da igreja”, lembra o Pastor Cláudio. “ Na saída, chamaram-me de louco. Onde já se viu um pastor adventista organizando um clube dentro da igreja, com uniforme, bandeira, hino oficial... Quase desanimei. Ainda bem que meu pai era o presidente da União Este-Brasileira e, como homem de visão, deu-me toda a cobertura”
No Brasil e no mundo existem inúmeros líderes pioneiros, autoridades, membros das igrejas, empresários que deram “sangue e suor” em seu trabalho com as crianças e juvenis, que por participarem de feitos imortais ajudaram a conduzir acontecimentos decisivos da história dos desbravadores.
Centenas de pioneiros, lutaram e alguns ainda continuam lutando na ativa, portaram-se, todos, como heróis autênticos, e, por conseguinte, os seus nomes devem ficar registrados na lembrança da geração atual e das futuras.
Por isso a preocupação de homenagear esses heróis com essa medalha, pois cumpriram e cumprem o seu dever para com Deus, a Pátria e seu semelhante.
Medalhas simbolizam o apreço, gratidão, honra e reconhecimento às ações exemplares de abnegação, dedicação, caráter, coragem ou altruísmo de alguém para sua coletividade. É o modo pelo qual as sucessivas gerações recordam ou aprendem fatos e feitos que, de outra forma, seriam esquecidos. Por isso, o valor de uma condecoração está na razão direta da imparcialidade e do rigor aplicado aos critérios de concessão.
Mas por que Medalha John Hancock?
Um dos mais ilustres pioneiros e lembrados pioneiros do departamento do Clube de Desbravadores, John Hancock nasceu em 8 de agosto de 1917 na Califórnia.
O clube começou a tomar corpo a partir de 1946, com a liderança do pastor John Hancock, que era diretor de jovens da Associação do Sudoeste da Califórnia, onde ele desenhou o emblema do Clube de Desbravadores. Aproveitando o nome do acampamento da Associação, chamaram de “Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários”.
Como um dos membro do Conselho da União do Pacífico e Diretor de Desbravadores, ele ajudou a escrever o primeiro Manual para Diretoria de Desbravadores, além também de montar o livreto “Como Iniciar um um Clube de Desbravadores “ que se tornou de uso mundial, sendo incorporando a folhetos escritos por Henry T. Bergh e Lawrence Paulson Skinner.
John Hancock projetou a maioria dos novos emblemas das especialidades dos desbravadores entre 1951 e 1981, servindo como o 2ª Líder Mundial de Desbravadores entre 1963 e 1970, e como o Líder Mundial da Jovens entre 1970 e 1980, onde em 1980, Hancock desenhou o atual emblema dos Adventistas Jovens.
Hancock e sua mulher Helen, teve três filhos, dois filhos e uma filha.
John Hancock morreu em 22 de fevereiro de 2001, deixando para trás sua família e uma multidão de amigos e lembranças. Todos ansiosos para que dia claro, quando estaremos todos “seguros em suas mãos” como o próprio escreveu no tema do Congresso de Jovens de 1962.
Frente e o verso da medalha
Objetivo, Critério e a quem se destina a Medalha John Hancock?
A Medalha John Hancock destinada a condecoração de pioneiros, autoridades nas esferas federal, estadual, municipal, bairro, militares, empresários, membros na ativa, membros da igreja e a família de pioneiros falecidos, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Departamento do Clube de Desbravadores em geral ou em nível de clube, região, associação, união ou divisão.
Esses são alguns detalhes da criação da proposta de medalha, o restante dos tópicos você pode ler na íntegra AQUI ou abaixo.
Este material está pronto e foi enviado para a DSA desde dezembro de 2009, onde somente em novembro do ano passado recebemos uma resposta do então líder de desbravadores da DSA, Areli Barbosa que diz:
Atila, seu material é bom e bem feito.
Preciso ver com a Associação Geral.
Vou passar para ele e vamos avaliar.Logo te dou retorno.
Um abraço e continue trabalhando pelos Desbravadores.
Areli Barbosa
Ministério Jovem
No momento é aguardar alguma notícia sobre a resposta da Associação Geral e torcer para que possamos ver nossos pioneiros recebendo a justificada honoraria que merecem.
É isso...
Sempre Alerta Para Servir! Maranata!