Por Átila Santos
Sempre sou favorável a campanhas de ajuda humanitária e esta semana recebi um e-mail de Moçambique solicitando uma ajuda não muito comum em nosso país – a doação de livros, e isso me fez lembrar uma frase incrível frase de Mário Quintana:
“Livros não mudam o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Livros só mudam pessoas.”
Muitos não sabem, mas Moçambique é um país relativamente novo, pois se tornou “independente” em 1975, depois de 10 anos de guerra civil, mas infelizmente se desmoronou novamente num regime socialista que durou de 1976 a 1992, onde até hoje, mesmo no regime de pluripartidarismo, tendo tido as primeiras eleições com a participação de vários partidos em 1994, o país anda a passos módicos para se reestruturar.
Para se ter uma idéia, tomando como exemplo a cidade capital, Maputo. 30% da população urbana de Moçambique está nesta cidade, que dá uma faixa de 1,3 milhões de habitantes de Maputo, sendo 53% são considerados pobres. A grande maioria vive em zonas de assentamento semi-formais e informais congestionadas (bairros). Embora as estruturas e responsabilidades formais dos vários níveis administrativos estejam claramente definidos, o município padece de insuficientes recursos humanos e financeiros e, consequentemente, não está devidamente provido de serviços como água, electricidade, saneamento e garantia de propriedade.
Pensando nisso um casal de brasileiros Fábio e Érica, diretores do Colégio Adventista da Chamba, localizado na cidade da Beira em Moçambique, estão lá tentando fazer a sua parte através da educação e para isso precisam da nossa ajuda.
Os alunos e professores necessitam de livros de histórias infantis, matemática, biologia, química, física, história geral, geografia geral, inglês, livros religiosos e paradidáticos para adolescentes além de Bíblias e Hinários!
Para fazer alguma doação, envie para o seguinte endereço:
Seminário Adventista de Moçambique
A/C de Fábio Batista
Ex-Estrada Nacional número 6, Caixa Postal 2048, Manga,
Cidade da Beira, Província de Sofala, Moçambique.
É isso pessoal! Sua contribuição ajudará no processo de formação desses alunos nesse país tão necessitado.
Ah! Esse casal possui um blog sobre a ação deles lá. Deêm uma passada lá e confiram!