Por Átila Santos
A muitos anos existe uma discusão muito forte no clube de desbravadores sobre o uso do estatuto, mas não é nesse mérito que queremos entrar com este artigo.
A palavra estatuto é derivada do latim tardio statutum que quer dizer: Decreto, lei, regra ou norma de funcionamento, regulamento.
A característica comum do estatuto é a de regular as relações das pessoas que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade. Servindo para regular questões essenciais, questões referentes a comportamentos, atitudes das pessoas.
O clube de desbravadores, grupo escoteiro, e grupo bandeirante possuem a autonomia de possuir seu próprio regulamento interno para reger suas ações como grupo, não estando ele em conflito com o manual administrativo geral da instituição.
O instrumeto que materializa a entidade é o Estatuto e o Regimento Interno. São eles que dão personalidade à entidade. É lá que vamos descobrir o que é, para que foi fundada, quem pode participar, de onde vem os recursos e, o mais importante, quem serão os beneficiados das ações do seu trabalho.
O estatuto normatiza as regras gerais do grupo/clube.
Enquanto o estatuto contém as regras gerais, filosofia e outros conteúdos do grupo, o regimento interno contém os procedimentos práticos e aspectos do dia a dia da entidade.
Não existe uma padrão único para Estatutos e Regimentos Internos. Cada entidade tem total liberdade de colocar o que quiser nesses instrumentos, mas o que quer que seja colocado, será lido pelos futuros interessados em participar da entidade ou colaborar e pelos órgãos governamentais para fornecer subsídios, ajudas, verbas e principalmente doações.
Nessa hora é importante que o conteúdo dessas instrumentos contenham visões muito claras, éticas e adequadas, que mostrem que a
entidade tem um comportamento ético muito elevado, que as suas ações são realizadas com muita democracia e que a gestão dos recursos são realizadas com muita transparência.
Para isso as organizações colocaram a disposição um modelo de estatuto para que seu clube ou grupo possa criar o seu. E para ajudar vou colocar AQUI um modelo de regimento interno para que facilite a vida de vocês.
Ah! Os desbravadores podem visualizar AQUI online o modelo de estatuto na página 35.
Agora é só clicar na logo do seu movimento baixar e correr para o abraço.
É isso ai…
Sempre Alerta para Servir! Maranatha!